Eu sou meio suspeita de falar sobre as cinco linguagens do amor, porque eu sou apaixonada por esse livro! Você já ouviu falar?
Pois bem, o doutor Gary Chapman é especialista em relacionamentos (até porque são 30 anos de aconselhamento com casais). Ele conta em seu livro - as cinco linguagens do amor - que durante os aconselhamentos ele foi percebendo que os casais tinham queixas sobre o outro que poderiam ser resumidos em cinco maneiras diferentes: palavras de afirmação, tempo de qualidade, atos de serviço, presentes e toque físico. E ele foi então percebendo que as reclamações de um cônjuge sobre o outro era sempre correlacionada a uma dessas áreas. Então ele criou as 5 linguagens do amor.
Que raios é isso de 5 linguagens do amor?
Talvez seja estranho pensar, mas é exatamente o que o título desse post fala: nem todo mundo ama igual. Um exemplo bem básico: você ama declarações em redes sociais, mas ele/a não escreve nenhuma para você. Então você começa a ficar chateada/o porque parece que ele/a não liga para você, afinal de contas, declarações expressas em palavras são tããão difíceis! Mas por outro lado, ele/a sempre lava a louça de casa. Pra você pode não significar nada, você pode até pensar "nada mais que a obrigação", mas já parou para pensar que, ao fazer isso, a pessoa está demonstrando amor?
Pois é! Quando passamos a deixar de ser egoístas e passamos a considerar o outro, podemos começar a perceber diversas características dele/a que jamais havíamos percebido! Se você tiver curiosidade, eu escrevi um post sobre o porquê as cinco linguagens do amor foi tão importante para mim, é uma história real, uma história minha rs, se você está pensando em desistir do seu relacionamento, não desista até ler esse livro (e aplicar na sua vida né).
Pois bem, para uma melhor compreensão, eu vou explicar aqui as cinco linguagens do amor (mas recomendo que você compre o livro, porque lá ele usa diversos exemplos, tem muito mais riqueza de detalhes, e o livro não é tão caro, me recordo que paguei R$ 10,00 nele numa promoção no site da Americanas.com kkk)
1 - Palavras de Afirmação
"Te amo, te amo e te amo, amor da vida, quero passar o resto da minha vida com você, lindo/a!". Declarações melosas no Facebook, cartas e mais cartas, conversas olho no olho são alguns comportamentos de quem tem essa linguagem como expressão de amor. Posso falar com propriedade porque é a minha segunda linguagem do amor. Para pessoas que possuem palavras de afirmação, falar é MUITO importante. E não estou me referindo somente a tagarelar. Estou dizendo de expressar amor. E como tudo o que fazemos, também queremos receber, pessoas cuja linguagem são as palavras de afirmação desejam ouvir e ler palavras de afirmação. Se elas fizerem algo, elogie. Não custa nada, e enche o tanque de amor da pessoa. Palavras são importantes! Acho bom você não esquecer disso <3
As principais reclamações das pessoas com essa linguagem são: "você nunca fala comigo", "você não diz que me ama", "nossa faz tanto tempo que você não me diz algo gentil!" e, geralmente, elas utilizam palavras rudes para atacar, mas na verdade, o tanque delas está vazio :(
2 - Tempo de qualidade
As pessoas que possuem tempo de qualidade como forma de demonstrar amor, podem não valorizar tanto as palavras, mas valorizam demais o tempo juntos. Pode ser simplesmente ficar no sofá curtindo a tarde juntos, mas para essas pessoas, passar tempo junto é extremamente importante. São pessoas que não medem esforços para estar ao seu lado, e quando estão com você concentram sua atenção somente em você. É claro que elas também esperam isso. Então aqui está um exemplo legal da diferença entre tempo de qualidade e palavras de afirmação. Suponhamos que a mulher tenha a primeira linguagem e o homem a segunda. Ele talvez não diga tantos "eu te amo" como ela gostaria, mas ele demonstra isso preferindo ficar em casa com ela curtindo sua companhia à sair com os amigos.
Quando o tanque de amor dessas pessoas não está cheio, as maiores reclamações são: "você não tem mais tempo para mim", "você só sai com os outros", "minha companhia não é interessante?" E por aí vai.
Fonte |
3 - Presentes
São pessoas que simplesmente amam presentear. Pode até ser algo inconsciente, mas elas demonstram amor comorando presentes. É a segunda linguagem de amor do meu noivo, então posso dizer por experiência própria: para essas pessoas, dar um presente é como uma expressão máxima de amor. Não precisa ser algo caro - se bem que eles associam a questão do "quanto mais caro, melhor", mas eles gostam de presentear. Se veem uma flor no jardim, eles vão pegar para te dar. Se ela viu algo interessante, ela vai comprar. Não significa exatamente que eles são materialistas, não é isso. Mas dar um presente significa "veja, eu pensei em você quando comprei isso, eu te amo", ou então "olha, eu vivo pensando em você. Vi isso é peguei, é pra você, te amo".
Para entender se a pessoa tem essa linguagem, basta observar as reclamações de pessoas cuja linguagens são presentes: "você foi viajar e não trouxe nada para mim?", "faz tempo que não ganho um presente...", "você bem que poderia comprar aquilo para mim" e por aí vai.
4 - Atos de serviços
Pessoas que possuem essa linguagem de amor expressam seu amor através de atos de serviço. Para essas pessoas, servir o outro é muito importante. Trabalhar se torna algo muito importante porque quando se trabalha, entra dinheiro em casa e assim supre as necessidades da família. Limpar a casa é visto e sentido como um ato de amor. Se a outra pessoa reclamar que está calor, uma pessoa com atos de serviço será a pessoa que correrá para pegar o ventilador. Porque ela te ama, e por isso deseja te "servir". É claro que a pessoa também espera que você a ajude nas tarefas de casa, em qualquer serviço. É assim que ela se sente amada e é assim que ela espera ser amada.
Quando uma pessoa com atos de serviço não se sente amada, é fácil identificar: é quando ela começa a reclamar que você não ajuda em nada e vira apática a sua situação.
5 - Toque físico
Gente melhor já explicar que esse tópico não se resume somente a sexo ok? Na verdade eu particularmente vejo o sexo como uma junção de todas essas linguagens juntas: as palavras, o tempo, os presentes (no caso, o corpo um do outro), os atos de serviços e o toque físico, deve ser por isso que ele é considerado por muitas pessoas a expressão máxima de amor e intimidade entre um casal,
Mas então o que é o toque físico?
Pessoas que possuem o toque físico gostam de carinhos, abraços, beijos. São as típicas pessoas grudentas. Não leve a mal, se uma pessoa gosta muito de te abraçar, é uma maneira inconsciente de te dizer que te ama. São pessoas que apreciam demais andar de mãos dadas, assistir TV abraçadinho S no sofá, enfim, são pessoas afetuosas.
Por ser minha primeira linguagem posso dizer que quando essas pessoas não são tocadas, elas não se sentem 100% amadas. E uma maneira bem interessante que essas pessoas demonstram que não estão se sentindo amadas é se afastando de corpo das outras pessoas.
E se eu me identifiquei em mais de uma linguagem?
Me lembro de um curso que fiz em que o palestrante disse que nós somos como um tempero que possui um pouco de cada. Cada um de nós possui as cinco linguagens do amor, porém uma são mais intensas que outras. Na realidade, todas as linguagens precisam estar satisfeitas, mas existem algumas que são mais fortes que as outras. Para identificar qual a linguagem do seu cônjuge, basta perceber sobre o que ele/a reclama e você perceberá que se encaixa em algum desses cinco pontos.
E porque esse livro pode te ajudar?
É bem simples. Talvez você esteja passando por sérios problemas no seu relacionamento. Talvez você acredite que ele não te ame, ou que ela deixou de te amar faz muito tempo. Mas talvez, e tenho uma grande impressão que esse "talvez" seja realidade, vocês não estão falando a mesma linguagem do amor. Não se trata de negar suas linguagens para falar a do outro, mas sim de estar sensível ao outro. Se ambos se esforçarem para falar a linguagem do amor do outro, uma mudança significativa pode acontecer, vai por mim, não desiste antes de tentar aplicar tá bom?
E compra o livro, se for possível. A leitura é dinâmica, existem diversas perguntas nos finais dos capítulos para reflexão e não sei se em todas as versões, mas na que eu comprei tinha até um teste para descobrir qual linguagem é de cada um, do marido e da esposa. Apliquei esse teste em diversos casais, e pude contemplar mudanças enormes no tratamento um do outro, e relacionamentos quase falidos se reerguerem de uma forma incrível. É um exercício diário, e precisamos muito da ajuda de Deus para sempre estarmos sensíveis à necessidade do outro.
Mas casamento é cumplicidade, sinceridade, e o amor sempre é expresso, mas em formas diferentes. E se as maiores reclamações do seu cônjuge forem bandeiras dizendo "não estou me sentindo amada/o"? Como seria se você pudesse encher o tanque dele/a com muito e muito amor? Bom, eu quero te contar uma coisa bem legal: você pode fazer isso é experimentar uma cumplicidade que talvez vocês nunca imaginaram ter <3
Caso você precise de uma ajuda a mais, pode mandar e-mail pro nosso blog, adoraremos te explicar melhor <3
0 comentários:
Postar um comentário